A religião e o sincretismo religioso
Para entender, o que é umbanda?
É uma religião formada dentro da cultura religiosa brasileira que sincretizada elementos vários, inclusive de outras religiões como o catolicismo, o espiritismo e as religiões afro - brasileiras.
Sua origem? No período colonial chegaram ao Brasil os primeiros africanos de origem Yorubá, um povo que ocupava a região onde ficam a Nigéria, Benin e Togo. A religião dos Yorubás era o Candomblé, mas eles não podiam cultuar suas divindades livremente - a religião oficial do país era o catolicismo. Por causa dessa proibição, os escravos começaram a associar suas divindades com os santos católicos. Por exemplo: Oxossi, o reida caça, é associado a São Sebastião.
A palavra Umbanda é derivada da palavra AUM ( Deus) BHAN (conjunto) - DAN (leis) - que significa o conjunto das Leis Divinas.
Os Orixás, dentro do culto Umbandista são espíritos de grande força espiritual, de grande luz, que trabalha sob as ordens de um determinado Orixá. A cada Orixá está associada uma personalidade e um comportamento. Cada pessoa recebe a influência do Orixá que será seu protetor por toda a vida.
O sincretismo é a tentativa de conciliar crenças diferentes ou mesmo opostas. O termo é mais comumente utilizado como referência religiosa, como tratado religioso tradicional da Bahia, onde há influências de crenças de religiões tradicionais africanas em rituais da igreja Católica. O sincretismo entre religiões de origem africana e a religião católica, segundo José Beniste, " Valeu como poderosa arma para os negros manterem suas tradições. Sem ele, provavelmente, nem mesmo teriam podido mantem os traços religiosos que ainda hoje se conservam.
O sincretismo dos Orixás da Umbanda com os Santos Católicos:
OXALÁ: Jesus Cristo.
OGUM: São Jorge.
XANGÔ: São Pedro ou São Gerônimo.
OXOSSI: São Sebastião.
OMULÚ Ou OBALUAIÊ:São Lázaro e São Roque.
OXUM: Nossa Senhora da Conceição.
IEMANJÁ: Nossa Senhora das Candeias, Nossa Senhora da Glória ou Nossa
Senhora dos Navegantes.
IANSÃ: Santa Bárbara.
NANÃ BURUQUÊ: Nossa Senhora Sant'ana.
IBEIJI: São Cosme e São Damião.
EXÚ: Santo Antônio de Pemba.
Dentro do culto Umbandista trabalha - se com guias espirituais cada um com sua linha de energia, sendo eles na direita, os caboclos, baianos, boiadeiros, pretos velhos, marinheiros, cosme, na linha da esquerda, os exus, pombo giras e exús mirins.
